O curso de medicina é o sonho de muita gente no Brasil, mas infelizmente, não é um curso acessível a todos. Se você chegou até aqui, é porque se viu diante da possibilidade de realizar esse sonho, ou seja, de estudar medicina na Argentina ou em outro pais. A argentina é muito conhecida por essa facilidade no quesito educação e nessa parte, o Brasil acaba perdendo. Existem por exemplo universidades que o ingresso de alunos no curso de medicina é ilimitado, portanto, quem quiser pode se inscrever, e graças a Deus essa oportunidade se estende a estrangeiros como nós brasileiros.
O intuito desse texto, é sanar algumas dúvidas frequentes com relação a faculdade, e caso você tenha alguma pergunta, pode comentar aqui nos comentários. Vou responder algumas perguntas, baseadas na minha experiência de estudante, afinal, eu estudo aqui hahaha.
Qual valor do curso de Medicina na Argentina?
Depende!!! tem faculdades públicas e privadas. Nas públicas, o curso é gratuito, já nas privadas, o valor a ser pago não chega nem perto do absurdo que tem no Brasil. Porem, você deve saber falar espanhol, e a maioria das faculdades já começou a exigir o nível intermediário (C1).
Quanto custa para um brasileiro fazer Medicina na Argentina?
Quando eu cheguei na Argentina ,o custo de vida era baixo, porem depois das eleições de 2023, teve um aumento absurdo das coisas. Uma pessoa sozinha para se manter, ao menos na cidade de Rosario, que é onde eu vivo, gasta em média:
Aluguel: 150 mil pesos argentinos- cerca de 600 ( Na data de hoje)
Água: varia muito, já vi amigos pagando mais de 100 e outros pagando muito menos. Eu pago cerca de 50 reais ou menos.
Gás: Só aumente mais no inverno, para os apartamentos que tem gás embutido e tem calefator para esquentar
Alimentação: Depende muito do que você come, mas se for o básico fica cerca de 150-200 mil pesos- Cerca de 600 reais também
Transporte público: Continua baratinho, se for comparar ao brasil, cerca de 1,50 reais
- Se for para mais de uma pessoa ou uma família, esses valores aumentam muito.
- Se você for sair no fim de semana, ou comer fora esse valor aumenta absurdamente;
- Para entrar em um apartamento você tem que ter cerca de no mínimo uns 5 mil reais, por causa das garantias;
- Se você escolher estudar em uma faculdade particular esse valor valor também aumenta.
É vantagem fazer Medicina na Argentina?
Sim!!! se for comparado ao Brasil, eu ainda acho bem vantajoso.
Quem se forma em Medicina na Argentina pode atuar no Brasil?
Pode sim!! Mas é preciso passar por alguns processos de revalidação atualmente. O médico que se forma na Argentina pode então escolher um desses processos: prova do Revalida, editais de revalidação independentes ou o Programa Mais Médicos. Num futuro próximo, é esperado que o trânsito de profissionais de saúde seja completamente livre entre os países do Mercosul, através do ARCU-SUL.
É barato estudar na Argentina?
Não vai sair tão barato, mas você pode ver algumas formas de economizar. O processo de documentação por exemplo, pode ser feita por você ao invés de pagar uma assessoria. Aqui no blog eu escrevi um artigo, que fala da lista de documentação, já que eu mesma vim sozinha estudar em Rosario. Eu vou deixar o link logo abaixo:
1 thought on “Estudar medicina na Argentina: principais dúvidas”