Uma Faculdade particular de medicina na Argentina, é bem mais acessível do que no Brasil. Dependendo da sua condição financeira, você consegue pagar, levando em consideração que uma faculdade de medicina aqui, equivale ao preço de alguns cursos básicos no Brasil. Quem não se adapta a realidade das faculdades como a UNR (universidade nacional de Rosario), se adapta as faculdades particulares. O método de ensino se parece muito com o do Brasil, com aulas todos os dias. Vou listar aqui algumas faculdades de Medicina na Argentina:
1- Faculdade particular de medicina na Argentina: Barceló
A Fundação Barceló é uma instituição de ensino superior universitário privado, membro do Sistema Universitário Nacional e criada pela “Fundação Héctor Alejandro Barceló para o desenvolvimento da Ciência Biomédica Argentina”, entidade sem fins lucrativos, com personalidade jurídica e inscrita no Registro .Entidades Nacionais de Bem Público.
O ciclo introdutório, é o ciclo
Durante o ciclo Introdutório você estudará 2 disciplinas: Bases Biológicas e Antropológicas da vida e Introdução ao estudo da Medicina.
Modalidades do Curso do Primeiro Ano (Ciclo Introdutório):
• Curso Intensivo : janeiro a fevereiro de 2024. Presencial – Vagas Limitadas
• Curso Regular : Março a Dezembro de 2024. Presencial ou virtual
• Curso Semi-Intensivo : Agosto a Dezembro de 2024. Presencial ou virtual
No site da universidade tem o passo da passo da inscrição, que seria:
• PASSO 1: Aplicar | Preencha o pedido de registo da sua futura carreira juntamente com a documentação solicitada para que possamos validá-lo.
a documentação necessária •
PASSO 2: Aboná | Analisaremos sua aplicação. Com a nossa aprovação enviaremos o link de pagamento para efetuar o pagamento da INSCRIÇÃO/RESERVA DE VAGA online.
• PASSO 3: Verifique a documentação | Uma vez confirmada a sua inscrição, teremos que verificar se a documentação enviada digitalmente é uma cópia fiel do original
Mensalidade: 700 reais que pode mudar de acordo com a cotação do câmbio .
Método de estudo: A H. Barceló adota o método de estudo europeu, semelhante ao método brasileiro. A aulas acontecem em período integral desde o primeiro ano, com aulas teóricas e práticas.
Método de ingresso: O aluno estuda as matérias do 1° ano do curso de medicina, e deve alcançar a média mínima de 60% de aproveitamento em todas as disciplinas. A
2-Faculdade particular de medicina na Argentina: Universidad Maimónides
Foi fundada em 20 de junho de 1990 pela Fundação Científica Felipe Fiorellino. Seu funcionamento foi autorizado pelo Ministério da Educação da Nação através da resolução 1.097/90. (Res. CONEAU nº 96/02 e Decreto nº 823 do Poder Executivo Nacional).
Curso de entrada presencial
Durante o mês de fevereiro é ministrado um curso de entrada que conta com a participação ativa dos alunos através de seminários, trabalhos de grupo, guias de estudo para preparação de material teórico em
horas de estudo independentes, trabalhos de investigação e aplicação dos conteúdos desenvolvidos, exercícios de aplicação de diferentes estudos. técnicas, reuniões com tutores que acompanharão o trabalho individual e em grupo. A avaliação final é escrita, niveladora e presencial.
Nos conteúdos teóricos de ambos os cursos são trabalhados os eixos: biologia celular e molecular.
Mensalidade atual: Não temos informação do valor da mensalidade
3-Faculdade particular de medicina na Argentina: UCA Pontificia Universidad Católica Argentina
A Universidad Católica Argentina conhecida como UCA é uma instituição particular localizada na Argentina que também está presente em todo o Brasil, principalmente em diversas capitais. É uma instituição que é referência em ensino particular e uma das melhores desse setor na Argentina estando no Ranking Mundial. Essa instituição oferece total qualidade de uma rede privada, com ótima infraestrutura, corpo docente e recursos como laboratórios e salas de estudos diversos.
Os brasileiros que querem estudar fora, buscam muito essa universidade. Os estudantes buscam mais o curso de Medicina. Os brasileiros que buscam estudar na UCA e realizar o sonho de ingressar em medicina vai encontrar um curso com 3 setores, sendo eles: a Prática da médica, a investigação biomédica e o de compromisso social.
Na UCA – Universidad Católica Argentina o ingresso é sem vestibular, assim como as demais universidades argentinas, pois o ritual de passagem que estamos acostumados no Brasil não é o mesmo de lá. Assim você precisa estar atento aos prazos para inscrição e para finalização dos trâmites concluídos, já que a matrícula só é confirmada após a entrega de toda a documentação solicitada pela secretaria de admissão. Veja mais detalhes sobre isso no site oficial da UCA.
Para ingressar o aluno deve fazer o curso de ingresso que pode ser feito na modalidade presencial ou a distância nos meses de outubro a dezembro ou de fevereiro a março. O conteúdo do curso de ingresso se baseia na Introdução a vida universitária e Introdução a ciências médicas.
Mensalidade atual: Não temos informação do valor da mensalidade
4- Universidad Abierta Interamericana
Umas das queridinhas dos brasileiros, é a UAI. A UAI, Universidad Abierta Interamericana possui seu próprio Hospital Escola, e está conveniada a outros seis hospitais universitários em Buenos Aires. Atualmente é a segunda instituição particular mais escolhida pelos alunos brasileiros que desejam estudar medicina na Argentina.
Mensalidade: Essa é segunda melhor universidade com relação ao custo já que a mensalidade está cerca de R$ 900 (reais), a variar de acordo com o câmbio.
Método de estudo: A UAI adota adota o método de estudo europeu, semelhante ao método brasileiro. A aulas acontecem em período integral desde o primeiro ano, com aulas teóricas e práticas.
Método de Ingresso: O aluno deve ser aprovado no exame escrito de espanhol aplicado pela UAI, e posteriormente alcançar o mínimo de 60% em Biologia e Físico-química. As disciplinas são ministradas pela UAI em Outubro ou Fevereiro.
Conclusão
Estudar em uma universidade pública ou privada na Argentina, é bem vantajoso para quem quer correr da burocracia do Brasil. Se você tem a oportunidade de fazer, não pense duas vezes, afinal as vantagens são gigantes. Se você deseja saber mais sobre tema de estudar na Argentina, fique ligado pois temos vários artigos aqui no blog, onde detalhamos como se inscrever e como funciona as faculdades particulares e públicas na Argentina. Caso tenha alguma dúvida, é só deixar nos comentários.